segunda-feira, 7 de março de 2011

Notas esparsas sobre o Oscar (VII)

A Rede Social (The Social Network)

Li recentemente na Info que as próximas guerras serão travadas também – e em alguns casos, principalmente – pela internet. A interação pela rede mundial de computadores é uma experiência real que tem aproximado e afastado as pessoas. Mas como transportar pro cinema toda essa virtualização dos conflitos humanos?

O diretor de A Rede Social mostrou que esse é um movimento possível e absolutamente necessário. David Fincher conseguiu construir cenas passadas na frente de um computador que se tornaram verdadeiros suspenses. Ajudou muito ter no fundo a trilha composta por Trent Reznor e Atticus Ross. Os diálogos travados à velocidade da luz podem confundir o expectador, mas eles foram feitos pra isso mesmo. A traição implícita, e nunca assumida nem pelo diretor e muito menos pelo protagonista, funciona como uma tentativa de neutralidade que se mostrou muito bem vinda.

Facebook, a rede social inventada por Mark Zuckerberg, hoje só não é maior que qualquer outra no Brasil e em alguns outros poucos países. Mark trabalhou para aproximar as pessoas, mas a cena final – o dono do facebook sozinho numa sala apertando F5 depois de mandar um convite de amizade pra sua ex-namorada – deixa alguns questionamento incômodos sobre a solidão e o poder.WDC

Nenhum comentário: