segunda-feira, 1 de junho de 2009

I think I need a new heart

É tudo sobre este título!

Pensei em começar falando sobre a música homônima de Stephin Merrit, do Magnetic Fields, abordando de maneira geral como ela se encaixa perfeitamente no conjunto de suas 69 canções de amor (69 Love Songs, 2004) e depois passar para um entusiástico elogio ao grupo, sugestão de outras faixas e CDs... blá, blá, blá. Mas senti que estaria perdendo uma grande oportunidade de me aventurar no mundo da crônica (apesar de nem ter pistas de como fazê-lo, por isso me desculpem se sair mal), pois a canção traz pérolas de inspiração, tais como:

Time stand still
All I can feel is the time standing still
As you put down the keys
And say don't call me please
while the radio plays
I think I need a new heart

E, afinal, quem jamais quis dizer ou disse coisas assim um dia?

O fato é que Merrit acertou em cheio, como fez tempos atrás ao enfiar numa música um refrão que dizia mais ou menos que ele dedicava aquala canção a alguém que o tinha feito realizar coisas desesperadas. E coisas desesperadas nos fazem querer um coração novo, fazem-nos querer escrever uma crônica... Mas também coisas belas, ternas e verdadeiras o fazem.

Como não descompensar quando se chega ao fim de algo tão profundo e importante em nossas vidas e ao ligar o rádio, ou abrir o music player de nossa área de trabalho no computador, achamos "engatilhada" a tal música, aquela que resume nosso estado de espírito diante da perda? Mais que isso, encontramos organizado de maneira nunca antes percebida, em suas estrofes, aquilo que queríamos ou deveríamos ter dito?

O Magnetic Fields também nos brinda, em 69 Love Songs, com uma música (the luckiest guy on the lower east side) que diz entre outras coisas que, apesar do protagonista saber que muitos outros caras e circustâncias fizeram bem à mocinha, eles têm um segredo, uma cumplicidade e que a manutenção disto é o que faz com que, em sua companhia, ela ria mais do que em qualquer outra ocasião. Numa livre imterpretação: acho que estou escrevendo isso, pois queria ter a oportunidade de fazer alguém rir de novo.

Pensei que a música título deste pequeno escrito, apesar de autenticar, um desejo de mudança, traz uma felicidade melódica que só se encontra em momentos de reconhecimento e entrega, de solidão e busca de si, onde a verdade daquilo que sentimos e somos não pode mais ser escondida, nem por todos os esforços sentimentais ou teatrais... Como em:

Cause I always say I love you
when I mean turn out the light
and I say let's run away
When I just mean stay the night

Queria, em muitos momentos, poder escrever 69 canções de amor para explicar os trubilhões por onde surgem nossas desagraças particulares (as minhas, pelos menos), os quais fazem surgir em nossas histórias os mais tristes e falhos atos de desespero e imaturidade, como também as mais belas lembranças de entrega, companheirismo e amor, mas decidi apenas apresentar Stephen Merrit e elogiar seus 69 achados de amor.

Na vida, como na música, as coisas se conjungam ou se distanciam, e muitas vezes correm mal e os resultados são terríveis: vendagem baixa, vaias em shows, descrédito na grande mídia. Mas algumas vezes é possível achar a combinação perfeita entre palavras e melodia, entre o dito e a presunção da verdade (e digo isso, pois a verdade é a de cada um) e nesses momentos eu sempre agradeço por ter a música em minha vida.

Em momentos assim, podemos, mesmo tristes e perdidos, solitários e intranqüilos, encontrar conforto e desejar o impossível - um coração novo que seja, mas também simplesmente cantar uma boa música, de olhos fechados, respirando devagar e lembrando que nem tudo o que nos condena, define aquilo que somos. É! Eu também acho que preciso de um coração novo.J.M.N.

_______________________________________________________

Serviço:

69 Love Songs - Magnetic Fields (Domino Records, 2004)
69 Love Songs cover

E esta é a música título (o vídeo não é oficial, foi a única versão que achei):

E mais uma preciosidade do mesmo album:

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa. O que te aconteceu heim menino?

Abs,

M.