segunda-feira, 2 de maio de 2011

Palavras de Ontem indica…

Um livro

clip_image002

Infeliz coincidência com sua morte, esta indicação servirá também como homenagem.

Antes del fin (1996/2002) é o livro-testamento do grande Ernesto Sabato. Autor de obras ficcionais incríveis como o Túnel (1948), Sobre Heróis e Tumbas (1961) e Abddón, o exterminador (1974), o escritor argentino nascido em Rojas, encanta pelo profundo humanismo demonstrado nas páginas deste livro, assim como uma utópica (e para ele, imprescindível) defesa do resgate da profundidade das relações humanas, da contemplação do belo, da busca pelo divino.

Em pouco mais de cento e setenta páginas, lê-se um Ernesto pleno de seu estilo ora ensaísta, ora romancista, ornamentando as sequencias de descobrimentos e reflexões sobre si mesmo e sobre o mundo com pérolas delicadíssimas como na sequencia em que descreve, logo no início do texto, “as modestíssimas mensagens que a divindade nos dá de sua existência”.

Mais adiante tão comovente como reveladora é a passagem em que o autor declara acordar sempre sobressaltado durante a noite, apensar naqueles que já foram, a ter como certo de que sua alma foi limpa pela experiência da ficção e que quanto mais pensa sobre os caminhos sombrios para onde segue a humanidade, queria ter mais tempo e forças para envidar novas ficções que o ajudassem a enfrentar a marcha.

Ernesto fala de sua educação, da relação com a mãe, de sua profunda dúvida em relação às políticas extremistas de qualquer país. Fala sobre seus sonhos de juventude, de um certo desapontamento com as figuras icônicas de sua geração e de sua profunda preocupação com a falta de sonhos e utopias das geração atuais.

Apesar disso, em nenhum momento, seu pessimismo descritivo se separa totalmente de sua veia de romancista e ao recobrar a beleza de suas memórias com o encantamento de passagens escritas como se feitas para prêmios literários, ficamos com a certeza da grandeza de pensamentos deste escritor que, com toda certeza, embarcou de volta no trem de sua infância, deixando-nos a todos um legado que deve ser intensamente revisitado e compreendido. J.M.N.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ele é a tua cara!

Beta

Anônimo disse...

... quero dizer, me faz lembrar que o adoravas, kkk.

Beijo

R.V.