segunda-feira, 2 de maio de 2011

Morre Ernesto Sabato!

sabato

A literatura mundial fica sem mais um de seus grandes representantes. Ernesto Sabato morreu sábado, 30 de abril, prestes a completar 100 anos de vida. Nascido em Rojas, a 24 de junho de 1911, Ernesto seguiu sendo assim chamado por conta de um outro Ernesto (provavelmente um irmão de sua mãe), morto no exato dia de seu nascimento.

Em seu livro-testamento (Antes del fin, 1996/2002) diz ainda ter nascido no mesmo dia de San Juan Bautista e que, como em sua infância, parecia estar sentado no mesmo banco esperando o trem que o deixou em La Plata para estudar, busca-lo e leva-lo de volta a sua mãe, Juana María.

Mais do que um escritor brilhante, Sabato era um pensador ativo e sua obra ensaística é extensa e profícua. Seus livros constam entre aqueles que permanentemente estão em minha cabeceira, especialmente Sobre Heróis e Tumbas (1961) e agora, recém lido e relido de uma só investida, seu maravilhoso Antes del fin.

Qualquer homenagem seria pouco a quem como Ernesto, defendeu os direitos humanos, participou ativamente da luta contra a ditadura na Argentina e, mas do que poderia medir, influenciou legiões de escritores e amantes da boa literatura.

Palavras de Ontem finaliza esta nota de pesar com uma citação sua, não apenas por mera formalização de despedida, mas por crença pessoal e por admiração profunda:

“Só os que são capazes de encarnar a utopia, serão aptos para o combate decisivo, o de recuperar quanto de humanidade tenhamos perdido” (Antes del fin, p. 172, tradução própria). J.M.N.

Nenhum comentário: