segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Princípio Esquecido - Convite

Clique Aqui para Ver a Imagem Ampliada

Em um tempo no qual nossos passos importam mais que os limites de nossos corpos, que a velocidade e contundência das transformações sociais e culturais fragiliza ou desintegra os laços de afeto entre as pessoas, alguém está falando de Fraternidade como modelo de atitude política e cívica. Este post é um convite a esse entendimento.

Conferência: A Fraternidade como Categoria Cívica e Política
e Lançamento do Livro: O princípio esquecido (2 vols.)
Antonio Maria Baggio

Partindo das insígnias da Revolução Francesa, “Liberdade, igualdade, fraternidade”, o professor Antonio Maria Baggio argumenta que a fraternidade foi esquecida como princípio político, tendo ficado de fora das construções coletivas dos movimentos políticos da sociedade e da atuação do Estado, figurando como alicerce, quando muito, para ações solidárias e de cunho não político.

Baggio aponta para a retomada, no âmbito das Ciências Políticas em âmbito mundial, do conceito de Fraternidade não apenas como categoria sociológica apreciável, mas como um princípio ativo constante na diversidade das transformações humanas, identificando neste um caminho possível para a implementação dos princípios de liberdade e igualdade, os quais, segundo o autor, foram impedidos de se efetivar ao longo da história.

O trabalho do autor, neste sentido, está compilado nos dois volumes de O Princípio Esquecido, reunido em forma de ensaios e reflexões acerca do tema da fraternidade inclusive no contexto da América Latina e, especialmente, do Brasil, percorrendo o percurso histórico do conceito, bem como suas possibilidades como categoria política.

Vale à pena estar presente!

Antonio Maria Baggio, filósofo, doutor em filosofia, lecionou na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e atualmente é professor extraordinário de filosofia política no Instituto Universitário “Sophia”, Itália.

Serviço:
Conferência “A fraternidade como categoria civil e política”
Realização: Pró-Reitoria de Assuntos Internacionais da UFPA
Data: 25/08/2009
Horário: 17h
Local:
Auditório da Faculdade de Ciência Jurídicas, Campus do Guamá

Seguida do Lançamento do Livro “O princípio esquecido
Horário: 19h
Local: Auditório da Faculdade de Ciência Jurídicas, Campus do Guamá

Nenhum comentário: