sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Não cometa a gafe de morrer sem escutar

image

From North Carolina to the world!

Estes caras já foram considerados integrantes da banda mais estranha do planeta, donos de caras estranhas, de vestimentas estranhas e, em última análise de um som estranho, ao que parece vindo de um tempo que não condiz com a onde de revivalismos dos anos noventa. Porém, eles se formaram em 1993 em 1996, lançaram este exemplar maravilhoso – HOT.

Como não gosto de rótulos, prefiro que escutem para determinar se cabe ou não em boas tardes de sábado, quando um trabalho chato precisa ser executado, ou quando lemos alguma crítica à forma como escrevemos ou direcionamos nossos trabalhos. Para mim, funciona muito bem no segundo caso – SEM PRETENSÕES de tornar isso um conselho, claro.

As capas dos discos são um detalhe a parte. Lembrando as ora românticas, ora propagandísticas telas dos anos 30, a la Marshall Greene ou Rochelle Durchamps, trazem aquela inevitável sombra de antigamente, quando a música era mais que um detalhe no mundo de mitos eletrônicos e divertimento moderno (ou pós-moderno?), tratando-se de um elemento de reconhecimento social e movimentação de grupos engajados em disseminá-la, como foi o caso do jazz e do blues, símbolos de toda uma era de produção musical e berço das composições dos Squirrel nut zippers.

Para não deixar de dividir os gostos, note-se neste excelente disco, as canções: It Ain't You e Hell, sensacionais. Versos simples e muita harmonia, como em: I've been searching all over for someone/ I can tell my troubles to./ Searching all the wide world over/ Is It you? (it ain’t you). Simplicidade e certa dose de humor nas líricas antiquadas, porém magnificamente arranjadas e atualizadas com a componente de ir de encontro à mesmice da indústria pop mundial. Vale muitíssimo à pena.

As músicas são:

01 - Got My Own Thing
02 - Put A Lid On It
03 - Memphis Exorcism
04 - Twilight
05 - It Ain't You
06 - Prince Nez
07 - Hell
08 - Meant To Be
09 - Bad Businessman
10 - Flight Of The Passing Fancy
11 - Blue Angel
12 - The Interlocutor

Nenhum comentário: