quinta-feira, 13 de maio de 2010

Onde vivem os monstros

Alguns disseram que era depressivo. Outros que era brilhante. Outros ainda disseram que o filme tinha um quê de Dogma 95 e psicanálise. Eu, que não entendo nada de cinema ou roteiro, ou blá blá blá técnico, prefiro dizer que o novo filme de Spike Jonze é maravilhoso. Merecedor de uma boa noite sob o luar, nos braços de alguém ou mesmo, como aconteceu comigo, uma tranqüila solidão de sábado para ser assistido, deglutido e suspirado.

Baseado no best seller de Maurice Sendak, Onde vivem os monstros é daqueles filmes que incomodam e ao mesmo tempo encantam. Que trazem a infância retratada em seu esplendor fantasioso e sua fragilidade seminal, que coloca, num mesmo cenário, os conflitos crescentes em torno da razão de nossa vida, do medo de crescer e da freqüentemente conflituosa relação com nossos desejos e dúvidas sobre os sentimentos dispensados às pessoas que mais amamos.

A forma como Spike Jonze conduz a história faz pensar que seria possível atravessar um oceano e encontrar alteregos prontos para nos confrontar com nossos limites, como nossas insuficiências, assim como preparadíssimos para nos acolher e instigar, ao ponto de nos fazer perceber que a construção do percurso de nossa vida se dará, conforme formos nos apropriando de nossas mais primitivas faltas, de nossos mais primários arroubos de isolamento.

Não bastasse uma fotografia deslumbrante, uma naturalidade cênica invejável e uma produção primorosa, o filme conta ainda com uma belíssima trilha sonora de Karen O., auxiliando com sua melodia terna e quase idílica, a nos encontrarmos com o encantamento das fábulas de nosso tempo, enredadas dentro da modernidade de nossas relações familiares, de nossa intimidade cada vez mais coletivizada e, paradoxalmente, individualizante.

Mais esses, já são comentários pra lá de pretensiosos. Vamos deixar que a veia analítica descanse e voltar para o que interessa de fato. E é a simplicidade e a leveza com que Jonze conta esta magnífica história que merece nossa atenção. Portanto, um pouco de Onde vivem os monstros... J.M.N.

Trailer...

3 comentários:

Anônimo disse...

Já vi o filme e endosso o comentário. Muito bom.

Abs,

Bruno Nelson

Anônimo disse...

Tb vi o filme e é maravilhoso.
Mandem dicas de coisas novas que possamos ver.

Bjs,

Lua

Wagner Dias Caldeira disse...

Essa música aí é do Arcade Fire. Vou ver esse filme na quinta ou na sexta. Não tenho companhia ainda. rs.