segunda-feira, 21 de abril de 2008

Não cometa a gafe de morrer sem escutar 3

Tom Zé é gênio... ponto! Meu pai disse e eu confirmei ouvindo, não apenas esse seu trabalho, mas muitos outros como todos os olhos, correio da estação do Brás, com defeito de fabricação e danc-ÊH-sá.

Quem não conhece nada desse baiano de Irará, por favor não conte a ninguém, pegue essa dica e trate de procurar. Não precisa ser esse espetacular espécime da discografia de Tom, basta escutar e se incluir na lista dos bons apreciadores de música.

Estudando o samba é de 1976 é traz verdadeiras pérolas originais e uma releitura fantástica de felicidade de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Rei dos andamentos estranhos, das letras inteligentíssimas, por vezes com alto grau de erudição e refinamento cômico, Tom Zé merece ser escutado, degustado e ensinado como referência da melhor MPB.

Serve-se de filosofia, de dissonâncias e de suas próprias teorias para formular trabalhos apreciados e listados entre os 10 melhores discos de 2007, por exemplo, na opinião de revistas como Billboard e Rolling Stones.

Aqui pelo Brasil, como costuma acontecer, o cara ainda não tem seu merecido reconhecimento. Mas não ficaremos calados diante disso. Não morra sem, não conte a ninguém que não conhece e se conhece e acha ruim... bem... ESCUTE NOVAMENTE!

Roteiro do estudo:

1. MÃ
2. A FELICIDADE
3. TOC (instrumental)
4. TÔ
5. VAI
6. UI!
1. DOI
2. MÃE
3. HEIN?
4. SÓ
5. SE
6. ÍNDICE

Um comentário:

Ana Clara disse...

Eras, se um dia eu conseguisse fazer uma lista (ah, como é difícil), esse disco certamente estaria entre os "mais mais"! Pra ouvir várias - e intensas - vezes na vida! Parece até pleonasmo falar isso do Tom Zé, mas não tem como não fazê-lo. Já assististe a "Fabricando Tom Zé"(http://www.fabricandotomze.com.br)? Beijos!