segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Feriado da pátria/92 – Memórias e Melodias

Fernando Pessoa, em seu poema minha memórias e meus dias, disse: “[..] Mas tu, memória, condizes/Com o que nunca existiu.../Torna-me aos dias felizes/E deixa chorar quem riu. […]”. Minhas memórias soam gratas, mesmo as mais doloridas, quando me lembro que sempre houve música e literatura nos meus ais e, principalmente, nas bem aventuranças. Nesta segunda-feira modorrenta em que não pude viajar por causa trabalho, comecei o dia lembrando do feriado da pátria de 1992, quando tudo era assustador e maravilhosamente novo e sempre havia uma canção para enfeitar as descobertas e tornar mais fácil revivê-las futuramente. Afinal, que mais somos, senão vida e memória?

Memória 1 – Tudo cabia nestes versos. Cantava para ela, mesmo que seu nome fosse outro que não aquele da música.

Memória 2 – Trancado num quarto cedido no primeiro dia do feriado. Sozinho eu descobria Adélia Prado, Gustav Flaubert e Manoel de Barros. O ouvido ainda muito arredio às identificações. Esperava a vida mudar escutando The The, pensando que num dia qualquer, tudo se trasformaria.

Memória 3 – Toda gente escutava axé. O melhor presente dos últimos tempos… um walkman, mantinha-me a integridade dos ouvidos. Indo para a praia do Atalaia, em Salinas.

Memória 4 – O primeiro encontro. Tudo aconteceu muito rápido e tortuasamente, como vento nas asas de uma borboleta.

Memória 5 – O último dia e o desencontro. Haveria de durar para sempre aquele dia na memória. Não como um infortúnio, mas como o dia que tudo havia mudado.

Até a próxima… J.M.N.

2 comentários:

Isoldinha disse...

Também não viajei por conta de trabalho.Mas gosto de São Paulo em feriados.Tudo parece meu e meus pensamentos me levaram longe ao ler/ouvir tuas memórias.Havia um tempo em que eu acreditava poder tudo...acho que o passar do tempo me congelou a coragem. Vou reler meus diários (sim, escrevo em diários só meus..).Bjs.

Anônimo disse...

cara,

Sensacionais estas lembranças... mas senti falta de vapour trail do Ride hehehe.

Abs,

Arthur