domingo, 25 de maio de 2008

Não cometa a gafe de morrer sem escutar 6

Para alguns este disco marca o início do que Carlos Lyra define como o surto cultural da Bossa Nova, mas como ele próprio fez questão de frisar algures - Não! Canção do Amor Demais apenas anuncia o que viria a seguir e começaria a nos apresentar Vinícius de Moraes e Tom Jobim em toda sua magestade.

... por isso meu amor/ não tenha medo de sofrer/ pois todos os caminhos/ me encaminham a você, canta Elizete, e com sua voz doce e forte mostra a entrega farta da cantora aos poemas de Vinícios e às melodias riquíssimas de Tom.

Canção do Amor Demais é de 1958, momento único de nossa música popular brasileira. Um tempo em que estava tudo se redefinindo, tomando contornos mundiais e onde muitas parcerias surgiram e se tornaram lendas do cenário musical brasileiro.

Como participante especialíssimo do disco, encontramos João Gilberto e como não dizer que este disco em especial era um sinal de que tudo mudaria? João deixaria de ser o músico convidado e passaria à ícone musical, Tom e Vinícius? Nem se fala.

O canto forte das cantoras de rádio, a postura erudita de Lúcio Alves logo seriam substituídas pela suavidade do canto de João, pela simplicidade boêmia das letras de jovens talentosos e pela batida inovadora, mas enraizada em referências como o jazz, Debussy e sambas antigos.

Canção do amor demais também é um dos marcos primorosos daquele período musical que tanto dá saudade... E como dá. J.M.N

A lista:

01- Chega de saudade - (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
02- Serenata do adeus - (Vinícius de Moraes)
03- As praias desertas - (Tom Jobim)
04- Caminho de pedra - (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
05- Luciana - (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
06- Janelas abertas - (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
07- Eu não existo sem você - (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
08- Outra vez - (Tom Jobim)
09- Medo de amar - (Vinícius de Moraes)
10- Estrada branca - (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
11- Vida bela - (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
12- Modinha - (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
13- Canção do amor demais - (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)

Nenhum comentário: