segunda-feira, 12 de maio de 2008

I'm a Bird Now - Antony and the Johnsons

Se I'm a bird now tivesse apenas uma faixa e esta faixa fosse Hope there's someone, com absoluta certeza a banda Antony and the Johnsons já teria ganho seu lugar ao sol entre os amantes da boa música, mas como seu front man tem um grande apreço pela melancolia e aposta em sua androginia e sentimentos conflitantes como pano de fundo de muitas de suas composições, o resultado foi um belíssimo disco com participações de peso como Lou Reed, Devendra Banheart e Rufus Wainwright.

O disco nem é tão novo. Pelo menos para a era mp3/e-mule e afins. Foi editado em 2005 e consta como segundo LP (saudosismo mesmo) da banda, mas, como de praxe, ainda é pouco conhecido do público brasileiro. Vale à pena procurar este exemplar premiado com o Mercury Prize of Music.

A banda também ganha muitos elogios de celebridades e é citada como uma das melhores surgidas no cenários musical nos anos 2000. Recentemente a atriz Nina Hoss, a qual aceitou um convite do governo do estado do Pará para ser sua embaixadora especial na Europa, citou a banda como sua preferida.

Apenas para sucitar mais a curiosidade, devemos enfatizar que as letras de Antony são belíssimas e suas mensagens de amor, busca por uma identidade e liberdade, trazem aquele elemento tão necessário aos dias de hoje - suavidade, pois além das letras, as melodias vêm embebidas numa combinação de piano, cello e violinos, realmente irresistível.

Num mundo onde o desamparo e a vocação para a solidão se tornam cada vez mais centrais, declarar esperanças de alento e cuidado, como acontece em hope there's someone, faixa que abre o disco, é muito mais que lírica e estilo, é demonstrar que a sensibilidade perdida nas produções musicais da grande mídia, ainda tem suas ilhas e estas devem ser conhecidas. J.M.N

Siga a trilha:

1. Hope There's Someone
2. My Lady Story
3. For Today I Am A Boy
4. Man Is The Baby
5. You Are My Sister
6. What Can I Do?
7. Fistful of Love
8. Spiraling
9. Free At Last
10. Bird Girl

Nenhum comentário: