segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Depois que os mortos falam


Eu me lembro de você todos os dias. Sua presença agora é mais um significado que carne e ossos e todo o resto. Você já não pode me bater ou fisgar. Você não é um ser. Bem entendido. Antes disso, você e suas palavras são a obra de arte que ninguém entende, feita com restos humanos, uma tinta bem vermelha tingindo vazios, linho muito branco e pinceladas violentas. Eu respiro e você ainda está. Mas cada vez menos. Orgulhosa em poder mostrar os pequenos pedaços que esqueci aqui e acolá. Trazendo as convicções de antanho nos caderninhos que costumava colecionar. Frases dos outros, razão de outrem, desrazão. Você ainda se propaga demais por tudo o que eu aprendo. Para o bem e para o mal ainda funciona como um farol muito alto, circulando seu feixe de luz de raio mínimo na noite escura. O lume se extinguirá. Mas eu ainda esbarro, encontro, transito na presença cada vez menos densa que vem do meu passado, que lanceta pústulas e me ajuda a por para fora as imundícies que se formam sob a pele. A pele que se fere e rasga pelos caminhos, por minhas escolhas e dói tanto mesmo com tanto amor. A pele que mesmo surrada me protege. Eu olho você com o mesmo castanho dos olhos, entretanto, cada vez menos com a piedade que eu tinha quando, em vida, buscava poupar você das esquisitices e vulgaridades do mundo. Entrementes, você ainda me provoca essa feroz exaltação que debulha toda a minha alegria e me faz querer cometer assassínio, destruir seus vestígios e outras muitas coisas indizíveis e profanas. Simplesmente porque foi você quem mapeou antes de todos, os caminhos da minha eterna culpa, as vinhas de minha ira ancestral, meu esborro, minhas maiores e mais lamacentas vilanias. E, apesar disso, nunca compreendeu que todas elas, por mais baixas e pusilânimes que sejam são sempre e sempre serão destinadas a mim. Começo e termino dirigindo bandeiras e lanças a mim mesmo. Mas não quero ser imolado, não procuro ascese ou beatificação. Não. Procuro o meu nada. O homem último dentro de mim. Quem é? Porque está por aqui? O que pretende? Não tenho respostas, não as quero e por isso mesmo continuarei a buscar e buscar, pois nada é definitivo e tampouco sua crença na exclusividade de minhas fraquezas e nesta condição detestável de não conseguir viver uma vida sem engolir o que não teve e nunca poderá ter. E mesmo por baixo dos seus tiros, de sua eterna disposição a me punir por não ter sido nunca inteiramente seu, eu olho nos seus olhos e vejo a imagem borrada, a pessoa transitória que sempre foi. Um dos forros de tantos lutos por que passei. E devolvo. Não a raiva, o desamor e a vergonha que você tanto queria me ver gritar, não. Eu devolvo minha humanidade. Em toda sua feiura, toda sua desgraça e toda sua exuberância. Quem sabe assim possa ver que depois de cada ataque, depois de cada escarro de suas insuficiências, eu fico muito melhor. Eu fico em paz. J.M.N.

 

Nenhum comentário: