sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cartas a ninguém (27.04.2012–16:15 p.m.)

Meu Caro,

Choramos juntos e juntos exortamos as práticas secretas, as músicas que ninguém mais ouvia, livros poeirentos e filmes em preto e branco, mudos e com aquelas belas peças de Gottfried Liebniz enxertadas nas restaurações modernas.

Andávamos por ai cumprimentando apenas os mais velhos, as senhoras suspeitas e todos aqueles meninos de nos queixávamos enquanto o recreio passava no colégio. Umas roupas esquisitas e anacrônicas, com cores muito mortas e sapatos a la Buddy Holly.

Trancados nas insuspeitas tragédias inventadas, nos regaços de nossas criações tão vis e burguesinhas demais para aceitarmos, mesmo não querendo aderir àquilo da esquerda, isenta, radical ou ultra radical. Exercíamos a política do que era melhor para nós.

Duas cidadelas empedernidas e encorajadas por sabe-se lá que ânimo celeste ou longínquo, como que genes atávicos atacando de supetão toda a casta de uma só vez. Ali estávamos, doentes, moribundos em plena juventude e aziagos aos olhos de tantos. Não tínhamos pares.

Ai um dia nos encontramos e passamos a observar cada indecência na fala, cada desarrumado perfeitamente engendrado em nossas roupas, nas nossas falas. Passamos a recorrer cada vez mais a palavras próprias e a duvidar de que conseguiríamos sobreviver um ao outro.

E sem nunca usar a palavra amizade nos despedimos ao mesmo tempo. Um virou a esquina, o outro as páginas de anotações com seus projetos em conjunto e pronto. Instantaneamente se tornaram desconhecidos. Atacando-se e/ou exaltando um ao outro em secreta admiração ou medo de reencontros.

Hoje eu o encontro na mesma cidade. Sei seu nome. O rumo da sua vida. Sei, inclusive, o nome de sua nova namorada. Entretanto não números seus em meus cadernos. Não há uma foto nossa na gaveta e somos assim, distantes e atados por tudo o que jamais dissemos. Essa espécie de irmandade abrasada entre os dentes, entre a troca de farpas e, definitivamente, estocada num lugar intranquilo, pois sempre que pesamos no nome um do outro é isso...

…Uma carta, um pedido de perdão, uma música que toca dias e dias no aparelho de som da sala. Sempre antes de sair e de dormir, momentos estes em que celebramos nossa mutualidade e semelhança a uma distância segura, fechados às palavras e dados a laços que era nenhuma desfará, mesmo que isso custe sete passagens por este Planeta.

Com imensa sinceridade,

J.Mattos

Nenhum comentário: