segunda-feira, 22 de junho de 2009

Vou tirar você desse lugar - Tributo a Odair José

clip_image002

Odair José é sensacional. Ponto!
É isso ai. Está nas lojas (em Belém: na FOX Vídeo e Ná Figueiredo) o tributo Vou tirar você desse lugar com as pérolas máximas do cantor e compositor Odair José. Um deleite para quem é fã do cara e gosta de tributos; para aqueles que acreditam que músicas cafonas e "setentonas" ainda fazem a diferença e, sobretudo, para aqueles que, como eu, gostam mesmo é de canções de amor rasgadas, trabalhadas com riffs e acordes dissonantes, onde letra e melodia conformam de maneira simples e despretenciosa aquilo que gostaríamos de dizer sobre os nossos sentimentos, mas não temos coragem para resumi-los com algo do tipo: cadê você?/ que nunca mais apareceu aqui/ que não voltou pra me fazer sorrir/ que nem ligou...

Acredito piamente que as versões originais são sempre as melhores e já gostava do Odair José ele mesmo, mas devo admitir que este disco me pegou de surpresa. Ademais, os tributos têm a vantagem de colocar cara nova e sensibilizar novos ouvidos a coisas que foram feitas lá atrás, muitas vezes com recursos escassos, mas que guardam a simplicidade de clássicos. Adicione-se ai, produções musical e visual impecáveis e bandas de referência no circuito nacional e temos um disco que realmente vale à pena comprar e ser deixado sempre ao lado do player.

Muitos são os destaques no set list: de Mombojó a Suite Super Luxo, começando com Paulo Mikklos e Pato Fu, o CD está recheado de estilos e vivacidade. Até Zeca Baleiro deu a voz por lá. As versões são mesmo muito boas e as informações sobre as bandas e sobre o próprio Odair, que estão no encarte, servem-nos de guia para um período onde a música popular tinha emoção e estilo, fazendo com que ícones, como Caetano Veloso, gravassem-nas.

No caso desse tributo, temos ainda a grata surpresa da presença de uma das melhores bandas paraenses, Suzana Flag, levando Vida que não pára, com a competência já reconhecida e numa gravação feita aqui mesmo em Belém e completada no home studio da banda em Castanhal. Foi esse elemento que realmente elevou o valor sentimental do CD para mim, pois dá para sacar Odair José com a cara do Suzana e isso dá um caldo muito, mas muito bom mesmo.

Não deixe de escutar o disco. Garanto que, se você tem o mínimo de sensibilidade para música de qualidade e letras que falam de saudade, amor, sentimentos controversos e nostalgia, não irá se arrepender.

Então, fica assim:

01 - Vou Tirar Você Desse Lugar (Paulo Mikklos)
02 - Vida Que Não Pára (Suzana Flag)
03 - Uma Lágrima (Pato Fu)
04 - Eu Queria Ser John Lennon (Columbia)
05 - Ela Voltou Diferente (Mombojó)
06 - Eu, Você E A Praça (Zeca Baleiro)
07 - Deixe Essa Vergonha De Lado (Mundo Livre S/A)
08 - Foi Tudo Culpa Do Amor (Suíte Super Luxo)
09 - Nunca Mais (Shakemakers)
10 - E Ninguém Liga Pra Mim (Leela)
11 - Cadê Você (Sufrágio)
12 - Esta Noite Você Vai Ter Que Ser Minha (Picassos Falsos)
13 - A Maçã E A Serpente (Poléxia)
14 - A Noite Mais Linda Do Mundo (Jumbo Elektro)
15 - Uma Vida Só (Arthur de Faria e Seu Conjunto)
16 - Que Saudade De Você (Terminal Guadalupe)
17 - Vou Contar De Um A Três (Volver)
18 - Cotidiano Nº 3 (Los Pirata)

Música: Vou tirar você desse lugar

Nenhum comentário: